Senado promoverá sessões para debater temas de grande repercussão

21/02/2013 - 15h52

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Senado deverá ter sessões para debater exclusivamente temas que estejam em foco na sociedade ou de caráter econômico. O projeto de resolução apresentado hoje (21) pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi aprovado na reunião da Mesa Diretora.

O 2º vice-presidente, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a proposta terá que ser submetida ao plenário. A ideia, segundo ele, é fazer com que o Senado retome o papel de “Casa dos grandes debates que sempre lhe couberam”.

Jucá acrescentou que as sessões serão marcadas para “dias nobres”, como terças, quartas e quintas-feiras. O senador disse que nestas sessões poderão ser colocadas em votação matérias que estejam em tramitação e digam respeito ao tema em debate.

Romero Jucá não descartou a possibilidade de as discussões descambarem para o debate eleitoral entre governistas e oposição. “Haverá o debate eleitoral e é importante que isso ocorra. Esta é uma Casa essencialmente política”.

A Mesa Diretora decidiu também dar prioridade  ao projeto de lei relatado pelo senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) de reforma do regimento interno do Senado. Jucá explicou que a ideia é “modernizar o regimento”, com a ampliação do tempo dos líderes nos discursos em plenário.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.