Prefeitos fluminenses participam de seminário sobre prestação de contas

20/02/2013 - 22h36

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais da metade dos prefeitos dos 92 municípios fluminenses participaram hoje (20) do seminário Encontro com Novos Gestores Municipais, promovido pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ). O objetivo, segundo o presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior, é melhorar a prestação de contas das administrações municipais.

“Antes de punir, vamos orientar, vamos conversar, vamos explicar, vamos chegar mais perto daqueles que precisam nos prestar contas”, disse. Jonas Lopes ressaltou, em entrevista à Agência Brasil, que desde a sua primeira gestão, em 2011, decidiu implantar a política de aproximação com os municípios. “E a gente está colhendo os frutos disso. No ano de 2012, dos 91 municípios jurisdicionados, nós só tivemos quatro com contas rejeitadas. Significa que nossa política está dando certo”. A análise das contas se refere ao exercício de 2011.

Os quatro municípios com parecer prévio contrário do TCE-RJ em 2012, referente às contas do ano anterior, foram Cambuci, Itaperuna, São Francisco de Itabapoana e Volta Redonda. A assessoria de imprensa do órgão esclareceu, entretanto, que esse parecer é confirmado ou não pelas câmaras municipais. Das quatro cidades cujas contas foram rejeitadas no ano passado, duas foram à revelia. “Não vieram nem se defender. Quer dizer, na realidade, só dois municípios tiveram as contas rejeitadas pelo TCE-RJ”, acrescentou Jonas Lopes.

O prefeito de Miguel Pereira, Claudio Valente, destacou a importância do seminário para a gestão municipal.”Temos muita coisa para aprender porque esses 50 dias têm sido muito difíceis. Então, estou vindo aqui com muita expectativa”. Ele acredita que o encontro dará mais mecanismos para que os prefeitos possam administrar melhor os recursos, com maior transparência.

Maior transparência à gestão é a expectativa também do prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues. “Vai dar transparência, tranquilidade, e a responsabilidade também que a gente tem, mediante essa missão. Entendemos que só assim podemos crescer em conjunto, com determinação, com transparência, buscando sempre o caminho correto”, disse à Agência Brasil.

Para a prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, o seminário dará aos novos gestores a noção correta de como trabalhar. “Acho de grande importância esse encontro para que, assim, a gente possa realmente estar fazendo investimentos e colocando recursos da maneira mais correta, para ter maiores resultados”.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil