Paulo Bernardo vai mediar impasses das teles e administradores de estádios da Copa

20/02/2013 - 18h44

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- O Ministério das Comunicações vai mediar os impasses para a instalação de equipamentos de telecomunicações nos estádios da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Segundo o ministro Paulo Bernardo, os administradores estaduais e municipais das arenas estão fazendo exigências “que não têm cabimento” às empresas do setor.

“Todas as exigências cabíveis, que têm razão de ser, as empresas têm que atender. Aquelas descabidas, como, por exemplo, patrocinar 'meu time no campeonato estadual', achamos que não tem a ver”, alertou o ministro, revelando uma das reclamações das operadoras. “Isso tem acontecido, mas não vou responder mais que isso”, concluiu, sem citar outros casos.

A previsão de Paulo Bernardo, que já conversou sobre o assunto com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, é fazer uma reunião com todos os envolvidos nos próximos dias. Devido ao incêndio que ocorreu ontem (19) na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília, e que forçou o desligamento de computadores do órgão, ele espera discutir o tema até meados da próxima semana.

O Ministério das Comunicações quer assegurar que a rede de celular e internet não ficará sobrecarregada nos estádios. Para isso, a previsão é instalar, por exemplo, dois anéis de fibra ótica independentes, em cada arena, para o caso de “acidente ou atentado”, assegurando a transmissão de dados para mais de 60 mil torcedores e profissionais de imprensa no próprio local.

Para que a rede de celulares também não sofra pane, uma das opções é ampliar a rede de wi-fi (internet sem fio) dando suporte ao sistema de voz e colocar furgões, que funcionam como antenas. Segundo o ministro, nas Olimpíadas de Londres, 700 mil pontos de wi-fi foram instalados - embora a concentração de pessoas em apenas uma cidade seja menor na Copa que nos Jogos Olímpicos.

O ministro participou no Rio, na sede da empresa de telefonia Oi, de videoconferência que inaugurou o restabelecimento das telecomunicações na estação da Marinha na Antártica. A base, onde vivem e trabalham 70 pessoas, pegou fogo há cerca de um ano e estava sem comunicação pela internet.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil