Medvedev se encontra com Dilma antes de presidir encontro sobre cooperação Brasil-Rússia

20/02/2013 - 12h46

Danilo Macedo e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, foi recebido hoje (20) pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Medvedev veio a Brasília para participar, junto com o vice-presidente Michel Temer, da 6ª Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, no Palácio Itamaraty.

O primeiro-ministro russo chegou ao Palácio do Planalto às 10h30 e segue, após encontro com Dilma, para o Itamaraty. A visita busca fortalecer a parceria estratégica entre o Brasil e a Rússia, com a assinatura de acordos de cooperação.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Medvedev e Temer copresidirão a reunião no Itamaraty para tratar do aprofundamento da cooperação bilateral em temas de desenvolvimento na diversificação das matrizes econômicas dos dois países. As áreas prioritárias são ciência, tecnologia, inovação, relações econômico-comerciais, agropecuária, energia e educação.

Ao final da reunião da comissão serão assinados os acordos de cooperação. Na agenda de Temer e Medvedev está prevista também uma declaração à imprensa e almoço no Itamaraty.

Um tema constante na relação entre o Brasil e a Rússia e que deve constar na agenda de discussões é a tentativa de retomar as exportações de carne de Mato Grosso, do Paraná e Rio Grande do Sul, suspensas há quase dois anos por divergências entre as regras sanitárias dos dois países.

Apesar do fim do embargo à de carne dos três estados brasileiros em novembro do ano passado, o comércio ainda não foi restabelecido. Em dezembro de 2012, a presidenta Dilma Rousseff esteve na Rússia e, em declaração à imprensa ao lado de Medvedev, disse esperar o pleno restabelecimento do comércio de carne.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil