Reino Unido quer que países industrializados adotem medidas de apoio aos mais pobres

15/02/2013 - 6h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do Reino Unido, na presidência do G8 (grupo que reúne os oito países mais industrializados - além do Reino Unido, os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, França, Itália, o Canadá e a Rússia), defenderá políticas para incrementar o comércio e o uso de recursos para o desenvolvimento das regiões mais pobres do mundo. Os países africanos são o foco. O Reino Unido assumiu em janeiro a presidência rotativa do G8 pelo período de um ano.

O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, defendeu a mudança de comportamento dos países industrializados durante o debate Reino Unido: Agenda para a Presidência do G8 2013 - Transparência e Governação, em Maputo, Moçambique.

Clegg disse ainda que o Reino Unido apoiará a suspensão de barreiras ao comércio com os países pobres, como forma de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Segundo ele, é essencial impedir a perda de alimentos e garantir a circulação de mercadorias nos países africanos.

"Aqui em Moçambique, uma tributação efetiva será crucial se as riquezas do país forem beneficiar totalmente o seu povo”, ressaltou o vice-primeiro-ministro. “Moçambique é um país dotado de abundantes recursos naturais, em especial o carvão e o gás."

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto