ONGs prometem manifestações na Espanha por ocupação de imóveis

13/02/2013 - 11h42

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As organizações não governamentais (ONGs) Plataforma de Afetados pelas Hipotecas e o Movimento 15M avisaram hoje (13) que vão intensificar a campanha de ocupação de casas e apartamentos vazios, que pertencem a instituições financeiras e administrações públicas na Espanha. Representantes das ONGs estiveram hoje no Congresso para anunciar a decisão sobre as novas ocupações.

Lola Fernández, da Plataforma de Afetados pelas Hipotecas, apelou para que os parlamentares apoiem a iniciativa popular que pretende impedir as ordens de despejo. Ontem (12), os deputados espanhóis aprovaram a tramitação parlamentar de uma iniciativa legislativa popular (ILP) que permite a entrega ao banco de uma casa como pagamento integral da dívida e a paralisação retroativa dos despejos.

Em 2011 e 2012, houve uma série de manifestações, lideradas pelos chamados indignados, na Espanha. A estimativa, feita no ano passado, é que desde 2007 mais de 350 mil famílias foram vítimas de execuções hipotecárias que conduziram a 170 mil despejos. Madri é a região mais afetada, com mais de 9 mil despejos apenas em 2011.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto