É grave o estado de saúde do ex-ministro Fernando Lyra

13/02/2013 - 15h42

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra permanece internado na unidade de terapia intensiva do Instituto do Coração (InCor), na capital paulista. Ele está em coma, respirando mecanicamente e sem perspectivas de melhora, com o quadro piorando a cada dia. As informações foram dadas pelo chefe de gabinete do vice-governador de Pernambuco, Rubens Júnior. O vice-governador, João Soares Lyra Neto, é irmão do ex-ministro.

Fernando Lyra está no InCor desde o último dia 5, quando foi transferido do Hospital Português, no Recife. Ele apresenta insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a infecção sistêmica e insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acomete há 20 anos.

Ele foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Atualmente, Fernando Lyra escreve artigos para a revista Carta Capital.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.