Imigrantes sul-americanos aproveitam o carnaval para vender mercadorias no centro do Rio

10/02/2013 - 11h57

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Imigrantes de países sul-americanos estão aproveitando os milhares de foliões que circulam pelo centro da cidade hoje (10) para tentar vender produtos como chapéus e adereços para fantasias. Eles podem ser vistos nas imediações da Praça XV, onde hoje se apresentam os blocos Sassaricando e Cordão do Boitatá, com suas mercadorias estendidas sobre lonas no chão.

Alguns sequer falam português com fluência, como é o caso de uma peruana, que se identificou apenas como Sara, que vendia chapéus. Sua conterrânea e vizinha de comércio, Sonia Rios, de 20 anos, há dois anos no Brasil , já vendia mesmo fora do período de carnaval seus produtos nas ruas do centro da cidade. “Eu moro aqui no centro mesmo. Vim para o Brasil para conhecer e também para trabalhar. Mas pretendo algum dia voltar ao Peru”, contou.

Nas proximidades, uma ambulante equatoriana que se identificou apenas como Maria disse que mora no Rio de Janeiro há três anos. Ela normalmente vende chapéus (estilos Panamá e de palha) em vários pontos da cidade, mas aproveitou o carnaval para vender também colares coloridos, que podem ser usados como adereços em fantasias. “Eu também vim ontem aqui para o centro,  as vendas não estão muito boas”, disse.

Samai Morales que também deixou o Equador há três anos veio de São Paulo com a esposa, também estrangeira, especialmente para o carnaval carioca. “Viemos passear um pouquinho e aproveitamos para vender também”, disse.

Ao lado dos estrangeiros, há ambulantes brasileiros que tentam vender as mesmas mercadorias aos foliões.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.