Acusado de crimes contra a humanidade, Baby Doc falta à audiência na Justiça do Haiti

08/02/2013 - 6h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Considerado um dos governantes mais autoritários do Caribe, o ex-presidente do Haiti Jean-Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc, de 61 anos, faltou ontem (7) à audiência na Justiça haitiana, na qual é acusado de crimes contra a humanidade. Baby Doc assumiu o governo aos 19 anos e presidiu o Haiti de 1971 a 1986, quando partiu para o exílio

O advogado dele criticou a Justiça por marcar a audiência para 7 de fevereiro - o mesmo dia em que, 27 anos antes, Baby Doc deixou o país para o exílio. A Promotoria do Haiti apela de uma decisão da Justiça, no ano passado, que considerou prescritos os crimes de Duvalier.

Baby Doc é considerado por analistas políticos um ex-ditador, pois sucedeu François Duvalier, cujo apelido era Papa Doc, mantendo o mesmo estilo na Presidência da República. Em 1957, Papa Doc assumiu o governo e implantou uma gestão marcada pela violência.

O ex-presidente deixou o Haiti rumo à França. Após sua saída, houve um esforço das autoridades de busca pela estabilização do país, mas uma série de ameaças impediu o processo. O Haiti é o país mais pobre da região.

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto