Capes e CNPq reduzem pontuação da proficiência em inglês para o Ciência sem Fronteiras

07/02/2013 - 22h11

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Candidatos do Programa Ciência sem Fronteiras que desejam estudar durante a graduação em faculdades do Reino Unido terão uma maior tolerância nos exames de proficiência da língua inglesa. Estarão sujeitos à mudança no edital do programa os estudantes que participaram do último processo seletivo cujas inscrições se encerraram no dia 25 de janeiro. 

Em retificação ao edital do programa publicada em novembro do ano passado, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) determinaram a redução da pontuação mínima exigida no Toefl e no Ielts.

Antes a exigência era 5,5 pontos em cada categoria do Ielts (Academic - International English Language Testing System) - audição, leitura, escrita e fala - ou pontuação geral de 79 para o Toefl (Test of English as a Foreign Language) nas modalidades IBT (Internet Based Test). Para cada categoria, o mínimo exigido era 17 pontos em audição, 18 em leitura, 17 em escrita e 20 em fala.

Agora, os candidatos que obtiverem pontuações inferiores poderão ser selecionados se atenderem a todos os demais requisitos. O mínimo exigido é 5,5 em duas das quatro modalidades do Ielts e 4,5 nas demais. No Toefl, o candidato deverá ter um mínimo de 9 pontos em audição, 4 pontos em leitura, 13 em escrita e 16 em fala.

Nessa situação, os estudantes selecionados podem ser beneficiados com um curso de inglês com duração de seis meses, a critério da Capes, CNPq e das Universities UK. Após o curso, os estudantes deverão fazer um novo teste de proficiência antes de iniciar as atividades acadêmicas e deverão obter a pontuação determinada no primeiro edital. Aqueles que não atenderem a tais determinações deverão obrigatoriamente retornar ao Brasil.

O aprendizado da língua inglesa tem ganho destaque no governo federal. No ano passado, o governo lançou o Programa Inglês sem Fronteiras para auxiliar os candidatos do Programa Ciência sem Fronteiras a garantir bolsas em universidades no exterior. A primeira etapa do programa oferecerá 100 mil bolsas de curso de inglês online a estudantes de cursos de graduação, independentemente da área de formação. A expectativa é aplicar 500 mil testes de nivelamento de proficiência em língua inglesa até 2014. 

Aos estudantes que pleiteiam uma vaga no Ciência sem Fronteiras e tiraram mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o curso será presencial. Poderão participar alunos da rede pública e privada.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil