Presidente colombiano diz estar otimista sobre negociações com as Farc

06/02/2013 - 13h39

Leandra Felipe*
Correspondente da EBC

Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou otimismo quanto ao progresso das negociações de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele disse “ter fé que este ano o país alcançará a paz”.

"Estamos bem, em Cuba, em nossas conversas com as Farc, apesar de todas as dificuldades para nos reconciliar depois de 60 anos”, disse ao discursar durante o Encontro Latino-Americano de Liderazgo, em Bogotá, capital colombiana.

Santos disse que “fazer a guerra é mais difícil que fazer a paz” e convidou o povo colombiano a respaldar o diálogo. “É preciso deixar os ódios de lado. Com ódio, sempre perdemos”.

Em novembro do ano passado, o governo colombiano e as Farc inauguraram a mesa de negociações em Cuba. O grupo está discutindo a reforma agrária, o primeiro tema da agenda prevista.

Na segunda-feira (4), o líder máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño, o Timochenko, também avaliou o processo de paz. “As conversações vão por um bom caminho, em ambiente muito positivo”, destacou.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante