União Europeia deve buscar acordo para aprovar Orçamento, diz Durão Barroso

05/02/2013 - 7h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse que irá se esforçar para chegar a um “acordo razoável” entre os líderes dos 27 países que compõem a União Europeia sobre o Orçamento Geral do bloco. A crise econômica na Europa atinge de maneira intensa os países do grupo – principalmente os da zona do euro, como a Espanha, Grécia e Portugal.

“Irei me esforçar para que se chegue a um acordo razoável sobre o Orçamento. Um Orçamento orientado para o futuro: um Orçamento para o investimento, o crescimento, o emprego e a solidariedade”, disse Durão Barroso, em Bruxelas, na Bélgica.

Nos próximos dias 7 e 8, os líderes europeus se reúnem na capital belga para debater mais uma vez o Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia (UE) 2012-2020, depois da frustração de um acordo em novembro de 2012.

“O debate não pode ser apenas sobre cortes, mas sobre como o dinheiro pode ser mais bem aplicado para promover o emprego e melhorar as condições de vida na União Europeia”, ressaltou Durão Barroso.

Em seguida, o presidente da Comissão Europeia acrescentou que é importante “que se chegue a acordo, esta semana, entre os Estados-Membros, para que o processo possa seguir para o Parlamento Europeu”.

A Comissão Europeia, em uma posição apoiada pelo Parlamento Europeu, que tem codecisão na matéria, recusa os cortes – que deverão ser de pelo menos 80 bilhões de euros – em relação ao montante de 1,03 bilhão de euros propostos por Bruxelas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante