Premiê espanhol diz que não renuncia

04/02/2013 - 16h42
Da BBC Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, descartou a possibilidade de renunciar ao cargo. O pedido de renúncia de Rajoi foi feito pela oposição espanhola. Rajoy voltou a negar veementemente que ele ou outros políticos de seu partido, o Partido Popular (PP), tenham recebido pagamentos ilegais.

O jornal espanhol El País publicou, quinta-feira (31), denúncia de que pagamentos clandestinos teriam sido feitos a líderes do PP, entre eles o premiê Rajoy. De acordo com o jornal, o primeiro-ministro teria recebido cerca de 25.200 euros por ano, entre 1997 e 2008, de representantes da construção civil da Espanha.

Em um discurso ao lado da chanceler alemã Angela Merkel, em Berlim, Mariano Rajoy disse que seu governo continua forte e vai superar as acusações, que desencadearam uma série de protestos e um abaixo-assinado pedindo a renúncia dele. O documento já conta com 74 mil assinaturas.

Rajoy lembrou que seu partido tem o compromisso de implantar reformas que vão tirar a Espanha da crise financeira que se encontra.