Semana Internacional de Clarineta começa amanhã em Barra Mansa

29/01/2013 - 19h34

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil 

Rio de Janeiro - A cidade de Barra Mansa, no sul fluminense, sedia de amanhã (30) a domingo (2) a Semana Internacional de Clarineta. Inédito no calendário musical do país, o evento é uma iniciativa da Fundação de Cultura do município e foi concebido para dar oportunidade aos estudantes de clarineta de todo o país aperfeiçoarem seus conhecimentos.

Entre os professores internacionais que confirmaram presença estão o chileno Luís Rossi e a clarinetista Amália Del Giudice, da Orquestra Sinfônica da Argentina. Os brasileiros Fernando José Silveira, José Batista Junior e Gilson Thomé também participarão da Semana da Clarineta, que levará à Barra Mansa alunos de São Paulo, de Minas Gerais, do Paraná, de Mato Grosso e do Pará, entre outros estados do país.

Além dos cursos, que ocorrerão das 9h às 17h no Parque da Cidade, serão realizados recitais, à noite, no mesmo local, todos com entrada franca. Na quarta-feira, dia de abertura do evento, se apresentará, às 20h, o quinteto de clarinetas Madeira de Vento, de São Paulo.

“Estamos inserindo Barra Mansa como um dos polos de cursos de música do Brasil”, disse o maestro Vantoil de Souza Júnior, que coordena o projeto Música nas Escolas, da prefeitura de Barra Mansa. Segundo ele, o projeto existe há dez anos, sendo o maior do país de educação musical a nível municipal.

“São 72 escolas municipais com ensino de música para alunos desde a educação infantil até a nona série”, diz o maestro, que também é o regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM). A orquestra é executora do projeto e seus músicos são os professores nas escolas do município, cada uma dedicada ao ensino de um instrumento.

Segundo Souza Júnior, o projeto da prefeitura de Barra Mansa também contempla, por meio de parcerias, a formação em nível superior, com cursos de licenciatura e bacharelado em música. Cidade industrial do Vale do Paraíba, com cerca de 170 mil habitantes, Barra Mansa tem recursos da prefeitura e de várias grandes empresas privadas estabelecidas no município, por meio da Lei Rouanet, para se tornar um polo cultural na área de música.

“A OSBM na verdade são quatro orquestras, a principal, a orquestra de cordas, a infanto-juvenil e a infantil. Temos também quatro bandas – sinfônica, de jazz, de percussão e de metais. Ao todo, são 180 músicos profissionais na cidade”, explica o maestro. “E cada uma das 72 escolas tem um coral”.

De acordo com Souza Junior, a intenção é continuar promovendo em Barra Mansa outros encontros musicais do porte da Semana Internacional de Clarineta. “Em julho, por exemplo, vamos fazer a terceira edição do Encontro de Metais do Sul Fluminense”. 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil