Embaixada de Cuba comemora 160 anos de nascimento de herói da independência

26/01/2013 - 14h15

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Embaixada de Cuba comemorou hoje (26) na Praça do Buriti, em Brasília, os 160 anos de nascimento do herói da luta pela independência do país no século 19, José Martí Pérez. O embaixador cubano Carlos Zamora ressaltou que Martí preconizou a união da América Latina.

Zamora lembrou que a comemoração coincide com a reunião da 1ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorre neste fim de semana em Santiago, no Chile, com a presença do presidente de Cuba, Raúl Castro. “[Na Celac] vamos dar força a um sonho trazido pelos libertadores e fundadores dos nossos países, de uma unidade na América Latina, um instrumento que nos permita falar com os outros países, e isso é precisamente o que preconizou Martí” disse Zamora.

Ele lembrou ainda que Cuba está adequando seu modelo econômico às circunstâncias internacionais atuais. “Estamos fazendo transformações para sermos mais efetivos em nosso socialismo, para que o país possa avançar e todo o processo de integração caminhe”, acrescentou.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.