Obama destaca liderança americana e defende direitos de minorias ao iniciar segundo mandato

21/01/2013 - 15h44

Heloisa Cristaldo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçou em seu discurso de posse hoje (21) pontos que pretende trabalhar no segundo mandato. Foram abordados temas como meio ambiente, economia e igualdade – de gêneros, sexual e de imigrantes. Além disso, Obama destacou a atuação do país como líder mundial. "Os Estados Unidos permanecerão a âncora forte em todo o globo", afirmou.

"O que nos torna excepcionais, o que nos torna americanos, é uma ideia articulada há mais de 200 anos. Nós consideramos essas verdades: todos os homens são iguais, dotados pelo seu criador e têm direitos como vida, liberdade e a busca da felicidade."

Barack Obama destacou que a atual geração de americanos foi testada por uma década dura, de guerras e crise econômica, que estão acabando, mas tem todas as características de que o mundo moderno precisa para superar o momento. "Esta geração de americanos foi testada por crises. Uma década de guerra está terminando. Uma recuperação econômica já começou".

Para retomar o crescimento, Barack Obama ressaltou que o país deve se apoiar na classe média norte-americana. Além disso, Obama fez uma autocrítica de sua primeira gestão, ao afirmar que muitos programas do governo são inadequados para as necessidades atuais e que o país precisa se lembrar das "lições do passado".

Após o discurso de Barack Obama, a cantora Kelly Clarkson interpretou a música My country, Tis of Thee.

Obama foi reeleito no dia 6 de novembro do ano passado, com 303 dos 538 votos do colégio eleitoral, derrotando o republicano Mitt Romney. A eleição foi bastante disputada. Obama venceu com o lema de campanha Four More Years! (Mais Quatro Anos!) e prometeu que, no segundo mandato, concluirá o processo de recuperação econômica.

Nos Estados Unidos, os mandatos presidenciais começam ao meio-dia (17h de Brasília) do dia 20 de janeiro após a eleição presidencial. Mas a cerimônia pública, quando o dia 20 é um domingo, ocorre na segunda-feira seguinte.

Obama começou ontem o dia colocando uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no Cemitério Militar de Arlington, na Virginia, acompanhado pelo vice-presidente Joe Biden. Biden também foi empossado ontem para o segundo mandato, em rápida cerimônia em sua residência oficial. O juramento público do vice-presidente ocorre hoje, a exemplo do de Obama.

*Colaborou Renata Giraldi
Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil