Ministro promete investimento para desenvolver turismo nas comunidades cariocas

21/01/2013 - 15h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em visita ao teleférico do Complexo de Favelas do Alemão, na zona norte da capital fluminense, na manhã desta segunda-feira (21), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, disse que o governo pretende investir nas comunidades cariocas para atrair cada vez mais turistas. O ministro está no Rio a convite dos secretários estaduais de Transportes, Julio Lopes, e de Turismo, Ronald Ázaro.

"Valeu a pena fazer uma visita ao teleférico, superou minhas expectativas. Há alguns preconceitos com turismo no Brasil, mas isso é superado. O Alemão já se tornou ponto turístico. É importante introduzir as comunidades nos pontos turísticos do Rio. O turismo no Brasil está muito forte, apesar da crise financeira mundial. O objetivo nosso é trazer cada vez mais investimentos para esses locais", informou.

O teleférico do Rio recebe em média 12 mil passageiros por dia. Com 3,5 quilômetros de extensão, seis estações e 152 gôndolas, o sistema já transportou mais de 4,5 milhões pessoas, desde a inauguração em 7 de julho de 2011.

Com apenas um ano e meio de funcionamento, o equipamento já se consolida como uma das principais atrações turísticas da cidade. Segundo a Supervia, concessionária de trem que também administra o teleférico, da última semana de 2012 até o primeiro dia deste ano, mais de 100 mil pessoas foram transportadas pelos bondinhos. Do total de passageiros, 70% eram turistas.

A turista holandesa Adeline Aaltje, que visita o Rio de Janeiro pela terceira vez, se encantou com a beleza das favelas do Rio, sobretudo do Complexo do Alemão. "Estou muito impressionada! É realmente um lugar belíssimo. Já havia vindo aqui na cidade três vezes, mas em nenhuma delas tive a oportunidade de conhecer as favelas. A s pessoas são muito bonitas, e o passeio de teleférico foi muito bom", disse.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil