Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e GM discutem situação dos trabalhadores

16/01/2013 - 10h50

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e da General Motors (GM) estão reunidos na empresa, desde as 9h, para tentar impedir a demissão de 1,5 mil funcionários da unidade a partir do dia 26 de janeiro. A data é o limite de um acordo aprovado em agosto pelos trabalhadores com o objetivo de negociar a situação dos 1.840 metalúrgicos considerados excedentes pela montadora.

Desde então, representantes dos trabalhadores e da empresa têm feito reuniões em busca de uma saída, mas sem avanço. Em novembro, a empresa concordou em prorrogar temporariamente os contratos de trabalho de 940 metalúrgicos, evitando demissões. Desde quando o acordo foi firmado, em agosto, mais de 300 metalúrgicos aderiram ao plano de demissão voluntária (PDV) sugerido pela montadora e que continua em vigor.

O sindicato informou que não há previsão para o término da reunião. Ainda serão feitas outras duas rodadas de negociação, uma amanhã e outra no dia 23.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.