Rio de Janeiro está em estágio de atenção devido às chuvas

16/01/2013 - 17h52

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 16h40, devido à atuação de áreas de instabilidade associadas à zona de convergência do Atlântico Sul, que pode provocar chuva nas próximas horas na cidade.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva de intensidade moderada a ocasionalmente forte, em que os operadores do Alerta Rio estão em constante comunicação com os órgãos municipais que atuam nas situações de precipitação. Ontem à noite a cidade também esteve em estágio de atenção, sendo que na região da bacia da Baía de Guanabara foi decretado estágio de alerta (terceiro nível em risco) às 20h07, devido às fortes chuvas que atingiram a região da Tijuca e Grande Tijuca.

Devido ao temporal da noite passada, as equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) estão reforçadas desde cedo trabalhando na remoção de lama, lixo e vegetação, além da limpeza de encostas, de canaletas, e raspagem das pistas para remoção de detritos em várias áreas da cidade.

Alguns dos pontos mais afetados estão recebendo maior atenção das equipes de limpeza, como a Praça da Bandeira, Rio Comprido, Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Estrada Grajaú-Jacarepaguá e Ilha do Governador, todas na zona norte da cidade.

A operação se concentra também na região central, onde está sendo feita a limpeza da Rua do Lavradio e na Rua dos Arcos, na Lapa, onde houve alagamento das pistas durante o temporal. Em Santa Teresa, também no centro, o trabalho de limpeza e remoção de lama se concentra nas ruas Professor Olinto de Oliveira, Queiróz Lima e Francisco de Andrade, onde houve deslizamento de terra em área de difícil acesso.

O maior número de garis está atuando na Avenida Maracanã, onde o Rio Maracanã transbordou, deixando com muita lama e terra as ruas do entorno do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.