Celso Amorin propõe troca de experiências relativas à defesa dos países do Atlântico Sul

16/01/2013 - 21h15

Heloisa Cristaldo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O compartilhamento de experiências brasileiras em áreas como a de levantamento de plataformas continentais de petróleo e a capacitação em salvamento e resgate no mar foram propostas pelo ministro da Defesa, Celso Amorin, aos países integrantes da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas). A reunião do foro ocorreu ontem (15) e hoje (16), em Montevidéu, no Uruguai.

Para o Ministério da Defesa, as iniciativas permitirão tornar mais concreta a parceria em defesa e segurança entre as nações que compõem o foro multilateral. De acordo com ministro Celso Amorin, a relevância das iniciativas bilaterais e multilaterais na área de defesa no contexto da Zopacas não se restringe ao combate direto dos crimes relativos ao Atlântico Sul.

“Se nós não nos ocuparmos da paz e segurança no Atlântico Sul, outros vão se ocupar. E não da maneira que nós desejamos: com a visão de países em desenvolvimento que repudiam qualquer atitude colonial e neocolonial”, disse o ministro.

As situações da Guiné-Bissau e da República Democrática do Congo, países que passam por situações de instabilidade política também foram tratadas no encontro, segundo nota divulgada pelo ministério.

A Zopacas é um foro de diálogo e cooperação entre nações sul-americanas e africanas banhadas pela parte Sul do Oceano Atlântico. Foi criada em 27 de outubro de 1986, a partir de uma iniciativa do Brasil, com o intuito de promover a cooperação regional, manutenção da paz e da segurança no entorno dos 24 países que aderiram ao projeto.

 

*Com informações do Ministério da Defesa

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil