ONU diz que situação dos refugiados sírios está se agravando

15/01/2013 - 7h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O coordenador de questões humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU) na Síria, Radhouane Nouicerque, disse que a situação dos refugiados no país está se agravando. A Síria vive em clima de guerra desde março de 2011 e estima-se que mais de 60 mil pessoas morreram durante os conflitos. Não há indicações do fim dos confrontos.

Nouicerque advertiu que não há recursos suficientes nem mesmo para as necessidades mais urgentes dos sírios. Porém, ele se mostrou confiante em um encontro de doadores que deve ocorrer no fim deste mês, na tentativa de buscar soluções para o problema.

Ontem (14), a organização não governamental (ONG) International Rescue Committee alertou para o grave desastre humanitário de que o país se aproxima. O cálculo é que mais de 2 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas na Síria desde o início dos conflitos.

Os confrontos na Síria foram deflagrados em 2011, quando integrantes da oposição passaram a cobrar o fim do governo do presidente Bashar Al Assad, há mais de dez anos no poder. Porém, Assad resiste em abrir mão do governo e negociar com a oposição. Para ele, os oposicionistas são incitados pelo Ocidente e por terroristas.  

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto