Prefeitura de Duque de Caxias depende de liberação de recursos para pagar aluguel social a desabrigados

14/01/2013 - 20h43

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro – As famílias desabrigadas pelo temporal do último dia 3 em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ainda não estão recebendo o aluguel social. De acordo com o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, elas estão dependendo do repasse de R$ 30 milhões pedido ao Ministério da Integração Nacional. O dinheiro também será usado na recuperação da infraestrutura das localidades atingidas pela enxurrada.

“Não estamos fazendo o pagamento [do aluguel social], porque estamos dependendo da liberação do dinheiro pelo Ministério da Integração Nacional. Além disso, após a constatação de risco de desabamento, a Defesa Civil emitirá um laudo que dará o direito à pessoa a formalizar nos órgãos envolvidos o recebimento do aluguel social”, disse.

O prefeito também informou que até o momento a Defesa Civil interditou 44 casas às margens do Rio Capivari que estão sob risco iminente de desabamento. As famílias foram levadas para os abrigos do município.

Cardoso pediu que a população continue com a doação de alimentos não perecíveis, água, material de limpeza e de higiene pessoal. As doações podem ser entregues na Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na Rua Pastor Manuel Alves de Souza, 1.028, em Xerém, diariamente das 8h às 18h.

Ele disse ainda que cerca de 4 mil vacinas antitetânicas já foram aplicadas e 150 pessoas conseguiram retirar a segunda via de documentos, como identidade e certidão de nascimento. A Secretaria Estadual de Saúde também montou um centro de reidratação com capacidade de atender 300 pessoas com diagnóstico de dengue.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil