Autoridades do Chile avisam que não participarão de cúpula indígena

10/01/2013 - 7h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, avisou aos líderes da etnia Mapuche que só manterá o diálogo com aqueles que respeitarem as instituições do país. A mensagem foi enviada a uma semana da cúpula indígena, marcada para o dia 16, e em meio a uma série de conflitos entre indígenas e fazendeiros na região de Araucanía, no Sul chileno. A cúpula é organizada pelo Conselho de Todas as Terras e os líderes da Aliança Mapuche.

Os líderes da etnia defendem a recuperação de terras. A campanha indígena diverge do que desejam os fazendeiros do Norte do Chile. Vários incêndios foram registrados na região, inclusive de uma escola infantil, e duas pessoas morreram – um casal de fazendeiros. O governo aumentou a segurança na área e suspeita de atos terroristas.

A porta-voz do governo, Cecilia Pérez, disse que as autoridades se dispõem a dialogar desde que os indígenas respeitem “as instituições chilenas”. Jorge Huenchullán, um dos líderes indígenas, apelou para que o governo colabore com a campanha de recuperação das terras.

Um relatório, elaborado pela Universidade do Chile, recomenda que o governo dialogue com as lideranças indígenas. Em relação à violência em Araucanía, os líderes indígenas negam qualquer ligação.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Graça Adjuto