Inmet prevê chegada de frente fria ao Rio de Janeiro para amanhã

08/01/2013 - 18h13

Da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que é esperada a chegada de frente fria no estado do Rio de Janeiro amanhã (9), com permanência até sexta-feira. A ocorrência de chuva com intensidade que varia entre moderada e forte também é aguardada durante os três dias. Segundo o Inmet, ainda não é possível saber se haverá ou não enchentes nesse período.

De outro lado, a estiagem deve permanecer no Nordeste pelos próximos 14 dias. A partir de hoje (8), há em algumas áreas do Nordeste o predomínio de sol e a probabilidade de chuva fraca ou isolada, acumulada em cerca de 60 milímetros (mm). O volume de chuvas ficará entre 10 e 50 mm no mesmo período, na área que vai do Ceará ao Sul da Bahia.

Entre os dias 16 e 24 deste mês, a estimativa é que o índice de chuvas subirá para 80 mm no Piauí e no Sul do Ceará.

Segundo o Inmet, a média histórica de chuvas na região metropolitana de Recife, em janeiro, é de 108 mm. Em janeiro do ano passado, no entanto, o volume de chuvas foi quase o dobro, 197mm. Em 2013, até o momento, o volume de chuvas está em apenas 78,3mm.

Os técnicos que acompanham a evolução do clima aguardam o surgimento de novos dados para o cálculo da média mensal. De acordo com o Inmet, os eventos de chuva em janeiro seguem a norma do verão, sendo intercalados por dias ensolarados.

Edição: Davi Oliveira