Diplomata brasileiro vai acompanhar buscas por estudante desaparecido no Peru

04/01/2013 - 20h50

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O diplomata brasileiro Carlos Garcete foi deslocado hoje (4) de Lima, capital do Peru, para o distrito Santa Teresa a fim de acompanhar as buscas pelo universitário brasiliense Arthur Paschoali, de 19 anos, que desapareceu na região de Machu Picchu. Garcete permanecerá na região até o desfecho do caso. Ele deve chegar ainda esta noite e logo em seguida terá reunião com o chefe de polícia que está à frente das investigações.

A Polícia Nacional Peruana se reuniu hoje em Lima com o adido policial da Embaixada do Brasil no Peru e garantiu que vai dar prioridade às buscas pelo estudante, que foi visto pela última vez no dia 21 de dezembro, quando saiu para tirar fotografias na região. Uma equipe multitécnica, especializada em buscas em locais íngremes e de difícil acesso, foi acionada. Cães farejadores ajudarão no trabalho.

O ministro do Interior do Peru vai receber amanhã (5) o encarregado de negócios do Brasil para que possam discutir o que já foi feito e as ações que ainda podem ser tomadas nas buscas pelo estudante. 

Edição: Carolina Pimentel//Matéria alterada às 17h43 de sábado (5) para esclarecer informações sobre o nome do diplomata brasileiro, que é Carlos Garcete e não Carlos Garcede, e o cargo do ministro peruano que é do Interior e não das Relações Internacionais. Além disso, foi esclarecido que o diplomata já estava no Peru, em Lima, e partiu para o distrito de Santa Teresa.