Ministra diz que TV pública perdeu importante colaborador

30/12/2012 - 19h02

Da Agência Brasil


Brasília - Em nota divulgada hoje (30), a ministra Helena Chagas, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), lamenta a morte do jornalista Ottoni Fernandes Júnior, diretor internacional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele morreu na sexta-feira (28), vítima de infarto, na cidade de El Chaltén, província de Santa Cruz, na Patagônia argentina.

A ministra destaca, na mensagem, que a TV pública brasileira perdeu um importante colaborador, os jornalistas um grande companheiro, e as futuras gerações um exemplo de caráter, seriedade e amor ao Brasil.


Helena Chagas acrescenta que a memória do jornalista e ex-guerrilheiro estará sempre ligada a atos ousados e a histórias de coragem, mas sobretudo a uma enorme capacidade de construir. "A cada novo projeto, Ottoni se dedicava com o entusiasmo dos jovens, a competência dos experientes e a generosidade de quem gostava de trabalhar em equipe", completa.

Natural de Jaú (SP), Ottoni Fernandes estava na EBC desde março deste ano. Antes de assumir a Diretoria Internacional da empresa, foi diretor de Comunicação do Instituto Lula, secretário executivo da Secom entre 2007 e 2010, na gestão do ex-ministro Franklin Martins, e diretor de redação da revista Desafios do Desenvolvimento, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Trabalhou por 21 anos na Gazeta Mercantil, onde atuou como repórter e chegou a diretor-geral. Foi redator-chefe da revista IstoÉ e editor da revista Exame. Também foi comentarista da TV Gazeta em Brasília e apresentador do Programa Primeira Página, coprodução da TV Nacional e Gazeta Mercantil.

Edição: Graça Adjuto//Matéria alterada às 18h47 do dia 31.12.2012, no primeiro parágrafo, para inclusão de informação sobre a real data da morte de Ottoni Fernandes Júnior, visto que a primeira notícia dava conta de que ele havia morrido no domingo, dia 30. Foi incluído também o nome da cidade e da província onde o jornalista sofreu o infarto