Serviço do Procon-SP para superendividados atendeu a 230 pessoas desde outubro

27/12/2012 - 15h03

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Desde que foi lançado no início de outubro, o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), da Fundação Procon-SP, já atendeu a 230 pessoas, encaminhadas após passarem pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Poder Judiciário (Cejusc). Desse total, 164 participaram de palestras de orientação financeira e psicológica promovidas pelo Núcleo de Tratamento do Superendividamento.

De acordo com a assessora executiva da Fundação Procon-SP, Vera Remedi, as palestras orientam as pessoas endividadas a trabalhar melhor o orçamento, a entender como funciona o lado emocional e também a tomar decisões mais conscientes na hora de comprar. “Buscamos dar suporte para as pessoas não caírem em armadilhas do mercado e da própria mente, para fazer escolhas que levem à satisfação e não à frustração”.

Segundo Vera Remedi, desde a implantação do Programa de Apoio ao Superendividado, foram feitas 54 audiências entre consumidores endividados e credores. Ela disse que outras 103 reuniões já estão agendadas. “As audiências são coletivas, por isso os resultados são muito variados, porque muitas vezes uma pessoa faz um acordo com um credor mas não com outro. Ainda temos dificuldades, porque algumas instituições não veem o endividamento como uma questão social”.

Vera disse que o núcleo tem conversado com as instituições pedindo mais sensibilidade para que as dívidas sejam resolvidas e não aumentem tanto. “Precisamos fazer um trabalho de sensibilização, para dar tratamento diferenciado a essas pessoas que passaram a ter problemas mais sérios e não conseguem sair sozinhas da situação”.

O Núcleo de Tratamento do Superendividamento está em recesso e só volta a funcionar no dia 14 de janeiro. Na página do serviço na internet há mais informações sobre como ser atendido pelo programa. Um folder do PAS disponível no site oferece questionário de autoavaliação sobre o superendividamento.

Edição: Davi Oliveira