ONU aprovação resolução que condena abusos na Coreia do Norte, na Síria e no Irã

21/12/2012 - 7h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou resolução que condena os abusos contra os direitos humanos na Síria, no Irã e na Coreia do Norte. Os textos sobre cada país foram votados em separado, porém todos foram aprovados pela maioria. A única resolução aprovada por consenso foi a medida condenando o governo da Coreia do Norte, considerado o mais fechado do mundo.
 
Para autoridades norte-coreanas, a resolução foi aprovada devido a uma ação política que agrava os confrontos entre o governo da Coreia do Norte e a comunidade internacional. Segundo especialistas, no país ainda existem campos de concentração e os casos de violação aos direitos humanos são frequentes.

Dos 193 integrantes da Organizações das Nações Unidas (ONU) com representantes na assembleia, 135 votaram a favor da resolução contra a violência na Síria, 12 contra, incluindo a Rússia e a China, e 36 se abstiveram. Uma resolução semelhante sobre a Síria já havia sido aprovada em 2011, com 122 votos.

O texto lembra que a crise na Síria, que ocorre há 21 meses, agrava-se diariamente e condena o governo do presidente Bashar Al Assad e aliados. O governo de Assad foi acusado de promover tortura e prisões indevidas de opositores. Assad não autorizou uma comissão independente das Nações Unidas no país.

No caso da resolução condenando os abusos contra os direitos humanos no Irã, a aprovação foi por 86 votos favoráveis, 32 contra e 65 abstenções. As delegação da Índia, do Líbano, do Sudão e da Coreia do Norte votaram contra a medida.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto