Polícia do DF ainda mantém presos moradores de rua que ocupavam área pública

19/12/2012 - 15h26

Da Agência Brasil

Brasília - Os 11 moradores de rua detidos ontem (18) em Brasília continuam sob prisão provisória. As duas mulheres foram encaminhadas para o Presídio Feminino do Distrito Federal – conhecido como Colmeia - enquanto os homens estão na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

O grupo foi preso em flagrante pela Polícia Civil sob a acusação de poluição, ocupação de terra pública e crime contra o ordenamento urbano. Segundo o delegado Waldek Fachinelli, da 2ª Delegacia de Polícia Civil, as pessoas presas não eram apenas moradoras de rua.

“Não prendemos moradores de rua. Prendemos criminosos. Se eles foram presos, é porque cometeram crimes. Inclusive alguns já tinham mandado de prisão por outros crimes”, disse o delegado.

A informação do delegado é negada pelo defensor público Eduardo Bechepeche, segundo quem, ao menos nove dos 11 presos provisórios não têm antecedentes criminais. Por falta de dados precisos, o defensor não conseguiu consultar os antecedentes das outras duas pessoas. Para Bechepeche, “eles estão sendo criminalizado por serem pobres”.

O delegado disse ainda que a polícia já havia solicitado apoio a vários órgãos administrativos para solucionar o problema no local. "Como nenhuma providência foi tomada, a polícia teve que agir", alegou Fachinelli.

O caso ainda está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o juiz que analisar  a prisão pode determinar que os nove homens e as duas mulheres sejam soltos. Caso não o faça, Bechepeche promete protocolar um pedido de habeas corpus em favor do grupo.

De acordo com o Código de Processo Penal, a prisão em flagrante deve ser comunicada pela autoridade policial ao Judiciário em até 24 horas.

Edição: Davi Oliveira