Médico brasileiro é nomeado vice-diretor do Unaids

17/12/2012 - 14h16

Renata Giraldi e Carolina Gonçalves
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O médico brasileiro Luiz Loures será o novo vice-diretor executivo adjunto do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em substituição ao norte-americano Paul De Lay. Loures tem mais de 25 anos de profissão e já trabalha no programa.

“O Brasil atribui grande importância ao programa Unaids. [Com a] indicação do doutor Luiz Loures, o governo brasileiro reafirma seu comprometimento com o programa e com a cooperação internacional relacionada ao tema do HIV/aids”, destaca, em nota, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty.

Antes de ingressar na Unaids, Loures foi assessor especial na área de combate e prevenção à aids do Ministério da Saúde. Também participou da criação e da consolidação do Programa Nacional de Aids do Brasil e se envolveu na elaboração de políticas públicas para a distribuição de medicamentos antirretrovirais.

Loures fez medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializou-se em cuidados intensivos, depois concluiu os estudos nos Estados Unidos. Ele fala português, espanhol, inglês e francês.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada às 9h25 do dia 19/12/2012 para corrigir infomação no primeiro parágrafo. O médico brasileiro Luiz Loures foi escolhido para o cargo de vice-diretor executivo adjunto do Unaids e não diretor executivo adjunto//O título foi alterado às 16h52, do dia 20/12/2012, para correção do nome do cargo