Lixo de Duque de Caxias poderá ir para Aterro Sanitário de Belford Roxo

17/12/2012 - 22h48

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, anunciou hoje (17) que poderá conceder uma autorização emergencial à prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para o transporte do lixo doméstico do município, acumulado há mais de dois meses nas ruas da cidade, para o Aterro Sanitário de Belford Roxo, na mesma região. Minc disse que amanhã (18) técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão avaliar se o trajeto proposto para a passagem dos caminhões é viável em termos de impacto para a população.

Mais cedo, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, anunciou que vai decretar situação de emergência sanitária no município, caso o Inea não atenda às suas solicitações. Entre os pedidos estão a extensão do prazo para a utilização do transbordo - local de armazenamento do lixo antes de ser transportado para o aterro sanitário - que termina no próximo dia 20, e a autorização para depositar parte dos detritos nos aterros sanitários de Belford Roxo e Magé, na região metropolitana do Rio.

"Se o Inea não acatar o apelo, a prefeitura vai decretar uma situação de emergência sanitária, porque não teremos condições de limpar o município levando o lixo coletado pelos veículos de coleta até Seropédica", disse

O secretário rebateu as alegações feitas pelo prefeito sobre a crise do lixo. Segundo Minc, as prefeituras que usavam o antigo aterro controlado de Gramacho foram alertadas em setembro de 2011 sobre o seu fechamento em abril deste ano. "Na verdade, o aterro só parou de receber resíduos no início de junho, dois meses depois. Além disso, a prefeitura do Rio pagou pelo transporte para o município de Seropédica [aterro para onde seriam originalmente destinados os resíduos de de Duque de Caxias] durante cinco meses", declarou.

 

Edição: Aécio Amado