Autoridades brasileiras acompanham estado de saúde de Chávez

17/12/2012 - 15h31

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades brasileiras acompanham diariamente a evolução do estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, operado há seis dias em Cuba para a retirada de um tumor maligno. Segundo informações recentes, o quadro de Chávez apresenta evolução positiva”, apesar de o presidente ter sofrido um sagramento durante a cirurgia. Chávez permanece internado em Havana, capital cubana, e todos os dias as autoridades venezuelanas informam sobre o quadro de saúde dele.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, mantém-se informado sobre a situação de Chávez em conversas com o vice-presidente e chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, e com o embaixador do Brasil no país, José Antonio Marcondes de Carvalho. “As últimas notícias falam de estabilização e até mesmo de evolução positiva, depois de uma operação complexa com um sangramento. A situação parece evoluir para uma situação favorável. Nossos melhores votos para o pronto restabelecimento do presidente Chávez”, disse Patriota.

Há uma semana, Chávez confirmou o reaparecimento de um câncer diagnosticado no ano passado na região pélvica e foi submetido a uma nova cirurgia. Foi a quarta operação em 18 meses. O tratamento foi feito na maior parte do tempo em Havana.

A doença de Chávez tem gerado especulações e incertezas tanto na Venezuela quanto nos países vizinhos. Reeleito presidente, ele deve tomar posse no dia 10.  Se não conseguir tomar posse, assumirá o governo o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdado Cabello, que é aliado de Chávez.

Edição: Nádia Franco