Publicação inédita lança luz sobre os primeiros anos de Gonzagão como músico profissional

13/12/2012 - 11h45

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - No próximo sábado (15), um show no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ) vai marcar o lançamento do livro de partituras Luiz Gonzaga: Tem Sanfona no Choro. Organizada pelo músico e pesquisador Marcelo Caldi, a publicação é um trabalho inédito, focado na primeira parte da carreira de Gonzaga, que abrange os primeiros anos da década de 1940.

As partituras foram transcritas por Caldi a partir dos áudios originais, já que não havia registro escrito dessa fase da carreira de Luiz Gonzaga. Entre 1941 e 1947, ainda somente sanfoneiro, ele tocava com regionais de choro, como o de Canhoto, e gravou inúmeras composições, suas e de músicos da época como Ernesto Nazareth.

São choros, valsas, polcas, xamegos e mazurcas, que, a partir de agora, o público terá a chance de conhecer. “Gonzaga tinha uma veia prolífica de compositor de choros e de seus subgêneros. É um repertório maravilhoso, de mais de 40 músicas, onde ele mostra todo o seu virtuosismo no acordeom”, avalia Marcelo Caldi.

Iniciativa do Instituto Moreira Salles (IMS), a publicação vem acompanhada de um CD instrumental com 13 músicas, produzido por Caldi com recursos do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012. Paralelamente ao lançamento do livro, o IMS põe no ar um site especial dedicado a essa fase inicial da carreira de Gonzagão. As composições que estão no livro ficarão disponíveis na versão original – a dos discos de 78 rotações – tocadas pelo próprio músico.

Caldi considera que, apesar de se distinguirem do restante da obra de Gonzaga, essas primeiras gravações já trazem a marca do compositor. “Dentro desse repertório inicial, ele conseguia de alguma maneira expressar um pouco de seu sotaque sertanejo, mas não completamente porque o choro é um gênero essencialmente carioca”, diz.

Instrumentista da nova geração, Caldi estará à frente do show, a partir das 20h, no Teatro 3 do CCBB, tocando na sanfona músicas como Véspera de São João, Aquele Chorinho e Sanfonando. No acompanhamento, os músicos Fábio Luna (percussão e flauta), Luís Barcelos (bandolim) e Nando Duarte (violão de sete cordas).

O show de lançamento do livro faz parte da programação do CCBB-RJ, que celebra o centenário de Gonzagão. Focada no resgate do repertório instrumental do Rei do Baião e intitulada Um Natal para Luiz Gonzaga, a programação será aberta hoje (13), às 20h, com os sanfoneiros Bebê Kramer e Kiko Horta. Do repertório, fazem parte, entre outras músicas, clássicos de Gonzaga, como Asa Branca e Qui nem jiló, o choro 13 de Dezembro (parceria de Luiz Gonzaga com Zé Dantas) e uma homenagem a Sivuca, outro mestre da sanfona.

Antes do show, haverá um bate-papo sobre a vida e a obra do Rei do Baião, com os escritores Jonas Vieira e Simon Khoury, autores do livro Gonzagão e Gonzaguinha: Encontros e Desencontros. Os ingressos para Um Natal para Luiz Gonzaga, a preços populares, custam R$ 6, a inteira, e R$ 3, a meia. O CCBB-RJ fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro do Rio.

Hoje (13), a Agência Brasil publica uma série de matérias que mostram a trajetória do Rei do Baião. As matérias trarão também o infográfico abaixo, com trechos de algumas das músicas de Luiz Gonzaga, canções que traduzem uma verdadeira viagem pelo país que o artista fez com sua obra.

Veja a galeria de fotos.

Edição: Tereza Barbosa