Anac reforça fiscalização em 12 aeroportos

13/12/2012 - 15h36

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou hoje (13) a Operação Fim de Ano que vai reforçar a fiscalização em 12 aeroportos do país. A estimativa da agência é que 17,4 milhões de pessoas viajem de avião em dezembro, crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na operação iniciada hoje, a Anac ampliou a atuação de seis para 12 aeroportos, na comparação com o ano passado, abrangendo os mais movimentados na alta temporada e também os de cidades que receberão jogos da Copa das Confederações em 2013.

A fiscalização aumentou nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, o objetivo é aumentar a presença da Anac para solução de problemas. “A Anac estará fortalecida em número de pessoas, de fiscais. Nos principais aeroportos, haverá 290 pessoas a mais nos aeroportos. Com isso, nós vamos adequar o atendimento ao usuário e esclarecer e resolver possíveis conflitos que aconteçam. A ideia é que estejamos mais presentes para que possamos atender adequadamente a população”.

De acordo com a Anac, em dezembro de 2011, o número de voos cancelados e atrasados ficou abaixo do estimado pelo governo, 13% e 3,5% respectivamente. Até novembro deste ano, os índices estão em 10,5% de atraso e 4,6% de cancelamentos.

A Operação Fim de Ano vai até o dia 14 de janeiro, com as equipes gerenciais, diretores e superintendentes de plantão durante todo o período. A escala de trabalho das tripulações será acompanhada e os principais direitos e deveres dos passageiros serão divulgados por meio de banners.

De acordo com a Anac, as empresas aéreas se comprometeram a reservar aeronaves extras para o período, antecipar as manutenções programadas e reforçar as equipes de atendimento ao passageiro e de check in, além de não praticar overbooking (venda de passagem acima do limite da aeronave).

Equipes da Anac estarão disponíveis para atender os passageiros nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, do Galeão, Santos Dumont e de Congonhas. As reclamações também podem ser feitas pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas com atendimento em inglês e espanhol, ou pelo site www.anac.gov.br/faleanac.

Edição: Carolina Pimentel