Sem acordo, TRT agenda nova audiência de conciliação entre sindicato e Santander

11/12/2012 - 20h01

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo –  Uma nova audiência de conciliação entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e representantes do Banco Santander foi agendada para amanhã (12), às 15h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, na capital paulista. Na semana passada, o sindicato entrou com uma ação trabalhista no TRT tentando impedir uma possível dispensa em massa de trabalhadores, o que o banco nega estar fazendo ou planejando fazer.

Na quinta-feira passada (6), na primeira audiência de conciliação entre as partes, o TRT decidiu suspender as demissões sem justa causa do banco em São Paulo até que sindicato e empresa entrem em um acordo. O tribunal decidiu também fazer uma nova audiência, que ocorreu na tarde de hoje (11) e que terminou sem conciliação. 

Na audiência de hoje, a desembargadora Ivani Contini Bramante decidiu marcar uma nova data para a audiência porque alguns documentos que foram solicitados ao banco na semana passada não foram protocolados de forma adequada aos autos, o que acabou limitando o acesso do sindicato. Por isso, a desembargadora concedeu o prazo de 24 horas para que os representantes dos trabalhadores tomem conhecimento dos documentos e se manifestem sobre eles.

Durante a audiência, a desembargadora não apreciou o pedido feito pelos advogados do banco para que fosse suspensa a liminar que impede novas demissões sem justa causa. A desembargadora disse que vai analisar o pedido do banco na audiência de amanhã.

Antes da nova audiência, sindicalistas e advogados do Santander deverão se reunir na sede do TRT, a portas fechadas, a partir das 10h da manhã, para conversar com a Comissão de Conciliação Prévia para Dissídios Coletivos. Caso ocorra um entendimento entre as partes, a audiência marcada para as 15h poderá ser desmarcada.

Na tarde de hoje (11), os advogados do banco voltaram a dizer que “não há nenhum plano de demissão em massa” no Santander. Os advogados admitiram que cerca de 440 demissões ocorreram no mês de dezembro (considerando também os pedidos de desligamento feitos pelos próprios trabalhadores), mas dizem que o número de empregados demitidos este ano pelo banco ainda é inferior ao do ano passado. O sindicato, por sua vez, alega que o número de homologações só na primeira semana de dezembro superou a média mensal de demissões.

Amanhã (12), também no TRT, ocorre uma outra audiência de conciliação. O Sindicato dos Bancários do ABC, que representa cerca de 1,2 mil trabalhadores do Santander (segundo informou um dos diretores do sindicato à Agência Brasil), entrou com uma outra ação contra o banco, também procurando evitar uma futura demissão em massa.

Segundo Ageu Ribeiro Moreira, diretor do sindicato, a ação também questiona o banco sobre “ilegalidades nas demissões”. A audiência entre o Sindicato dos Bancários do ABC e os advogados do Santander está marcada para as 14h.

Edição: Fábio Massalli