Brasileiros não devem descuidar da defesa do país, diz Celso Amorim em formatura de guardas-marinha

08/12/2012 - 16h05

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mensagem da presidenta Dilma Rousseff, lida hoje (08) na Escola Naval, no Rio de Janeiro, durante a formatura  de 204 novos guardas-marinha, ressaltou que “o mar sempre esteve vinculado ao nosso progresso” e que os formandos, integrantes da turma Almirante Graça Aranha, “contribuirão diuturnamente” para a proteção naval e das populações ribeirinhas. A presidenta lembrou que  97% do comércio exterior do país passam pelo mar.

Presente à cerimônia de formatura, o ministro da Defesa, Celso Amorim,  destacou a característica de pacifismo do Brasil, assegurando que, apesar disso,  os brasileiros não devem descuidar da defesa do país. “Essa é uma atribuição dos novos guardas-marinha, que se formaram hoje após quatro anos de estudos, iniciados em 2009”, disse  o ministro.

Em 2013,  os guardas-marinha realizarão o Ciclo Pós-Escolar da Escola Naval, com duração de um ano, que será encerrado com viagem de instrução a bordo do Navio-Escola Brasil, onde irão complementar sua formação profissional-naval.

Com os novos formandos, sobe para 851 o efetivo de guardas-marinha da Escola Naval.

Edição: Fábio Massalli