Presença de Chávez na Cúpula do Mercosul é incerta

05/12/2012 - 8h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em Cuba para tratamento médico, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 58 anos, é presença incerta na Cúpula do Mercosul, em Brasília, no próximo dia 7. A Embaixada da Venezuela no Brasil, que antes confirmava a presença dele, agora diz que é necessário aguardar informações da Presidência da República. Porém, assessores que fazem a vistoria para a visita do presidente estiveram ontem (4) em Brasília para verificar os locais por onde ele transitará.

A presença de Chávez é aguardada pelas autoridades porque é a primeira vez desde a oficialização do ingresso da Venezuela no Mercosul, em julho, que haverá uma cúpula antecedida por uma série de reuniões técnicas e temáticas. Confirmaram presença no encontro, comandado pela presidenta Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia).

Na semana passada, Chávez viajou para Havana, capital cubana, segundo informações oficiais, para um tratamento complementar ao combate ao câncer e sessões de fisioterapia. Desde que viajou para Cuba não houve informações sobre seu estado de saúde. No começo deste ano, o venezuelano fez cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica, que havia reincidido.

Ontem (4), a agência pública de notícias da Venezuela divulgou que Chávez aprovou a concessão de benefícios para 22 mil famílias vítimas da chuva que atingiu o país em 2010 e 2011. Os benefícios são chamados de Incentivo de Natal. O anúncio foi feito pelo ministro da Comunicação e de Informação, Ernesto Villegas, na rede social Twitter.

De acordo com o governo, 22.228 famílias estão em abrigos. A ideia é incluir essas famílias no programa Grande Missão Moradia Venezuela que se destina a construir casas populares.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Edição: Graça Adjuto