Acertando Suas Contas monta tenda no Memorial da América Latina para atender consumidor endividado

04/12/2012 - 19h44

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os consumidores endividados e que pretendam resolver suas pendências ou os que só buscam informações para ter uma vida financeira mais tranquila podem ir até o Memorial da América Latina, ao lado do Terminal Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, onde foi montada a tenda do Programa Acertando Suas Contas, que já percorreu várias cidades do país para ajudar as pessoas a resolver seus problemas financeiros. A tenda vai funcionar até o próximo sábado (8).

Não é preciso fazer agendamento. Basta levar os documentos pessoais como o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o registro geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação. No local, os visitantes recebem também um exemplar da Cartilha do Orçamento Doméstico, com dicas para organizar e controlar o orçamento familiar.

O Programa Acertando Suas Contas, que tem como objetivo principal educar as pessoas em suas finanças, foi criado em 2010 e já atendeu a mais de 300 mil famílias. Só este ano, o programa ajudou os consumidores e as empresas a renegociarem 50 mil dívidas. No espaço que foi criado no Memorial da América Latina, em São Paulo, por exemplo, há estandes de bancos e empresas de telefonia.

“Basicamente, criamos um ambiente propício para que o consumidor possa renegociar suas dívidas, limpar o seu nome e ser reabilitado para o consumo”, disse Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, empresa administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e uma das responsáveis pelo evento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também participa do Acertando Suas Contas. “Caso não seja uma empresa parceira do evento, o consumidor receberá orientações sobre onde ir e como proceder para encontrar uma solução para o seu caso”, acrescentou.

Segundo Dourado, os consumidores podem, além de encontrar melhores condições de parcelamento, obter descontos que podem alcançar até 70% do valor da dívida, como ocorreu hoje (4) com a operadora de telemarketing Helena Moraes. “Tenho uma dívida com a Telefonica. Eu estava devendo R$ 825. [Fiz a renegociação] e ficou no valor de R$ 169. Já peguei o boleto para fazer o pagamento até amanhã (5)”, disse.

A doméstica Eliane dos Santos Reis declarou que procurou a tenda para tentar negociar uma dívida que fez no nome de uma amiga. “Eu usei o nome da minha amiga, não paguei e aí deixei sujar o nome dela”. Segundo ela, isso ocorreu porque, nesse período, seu marido morreu, aumentando seus gastos e diminuindo a sua capacidade de honrar o compromisso. “Espero acertar a dívida dela aqui”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Boa Vista Serviços, o motivo principal que leva uma pessoa a se tornar inadimplente é a falta de planejamento financeiro familiar. O ideal, disse ele, seria que a pessoa não tivesse mais de 25% de sua renda comprometida com dívidas. Mas se a pessoa estiver bastante endividada, o melhor a fazer é entender onde está o problema da inadimplência e procurar os credores para uma renegociação. Tentar trocar a sua “dívida cara”, tal como a do cheque especial ou do cartão de crédito, por uma “dívida barata”, como a do crédito ao consumido, orientou.

Para quem pensa em se endividar, a dica do presidente da Boa Vista Serviços é ter cautela. “O crédito é bom e é positivo para o país e para o consumidor. Mas para que isso não vire um pesadelo, ela precisa ser feito de forma planejada, sem extrapolar ou exceder seu limite de gasto mensal”, disse Dourado.

 

Edição: Aécio Amado