Colômbia e Farc marcam mais uma etapa para negociações de paz

29/11/2012 - 8h05

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os negociadores do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) marcaram a próxima etapa de reuniões em busca de um acordo de paz na região. De 4 a 20 de dezembro, em Havana, em Cuba, ocorrerão reuniões. É a terceira etapa das negociações.

A disposição de ambas as partes é negociar um acordo que encerre quase meio século de conflitos no país. Autoridades de Cuba, da Venezuela, Noruega e do Chile fazem a mediação. A presidenta Dilma Rousseff também colocou o Brasil à disposição do presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

O início formal das negociações foi marcado pela primeira série de reuniões, em 18 de outubro, em Oslo, capital de Noruega. Os negociadores noruegueses têm tradição e prestígio internacional na mediação de acordos para a solução de conflitos.

Entre outros pontos, estão em discussão a reintegração dos guerrilheiros à vida civil, o desenvolvimento rural, as garantias de participação da oposição, o fim do conflito armado, o combate ao narcotráfico, a segurança aos direitos das vítimas e a realização de julgamentos dos envolvidos em assassinatos, sequestros e torturas

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Graça Adjuto