Bolsa egípcia é supensa após declaração de reforço dos poderes do presidente

25/11/2012 - 14h33

Da Agência Lusa

Brasília - A Bolsa de Valores do Egito suspendeu hoje (25) as transações durante meia hora devido à forte queda da cotação das ações provocada pela declaração constitucional feita na quinta-feira (22) pelo presidente Mouhamed Mursi sobre o reforço dos seus poderes.

Na primeira sessão depois do anúncio de Mursi, a bolsa abriu com perdas de 15.200 milhões de libras egípcias (1,9 mil milhões de euros), com o índice principal, o EGX 30, em queda de 6% para os 5.112,79 pontos, indicou a agência oficial de notícias Mena. A bolsa egípcia manteve-se estável ao longo da semana passada, acima dos 5.400 pontos.

Na quinta-feira, Mursi fez uma "declaração constitucional" no sentido de reforçar os seus poderes presidenciais, permitindo-lhe “tomar qualquer decisão ou medida para proteger a revolução” de 2011. Segundo a declaração, as decisões do presidente passam a ser "inapeláveis e definitivas".

O anúncio provocou a ira da oposição, que se mantém acampada na praça central de Tahrir, no Cairo, manifestando-se contra a decisão do presidente. Hoje já ocorreram confrontos entre manifestantes e as forças de segurança na rua Qasr Al Aini, próximo da praça central, onde as autoridades começaram a construir um muro para proteger o parlamento e o Conselho de Ministros, localizados nas proximidades.