Manifestantes protestam no Peru contra concessão de indulto em favor de Fujimori

23/11/2012 - 7h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Manifestantes saíram ontem (22) às ruas de Lima, no Peru, contra a concessão de um indulto em favor do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), de 74 anos. A família de Fujimori pede o indulto.

O ex-presidente cumpre atualmente pena de 25 anos de prisão, por crimes de violação de direitos humanos e corrupção. Ele faz tratamento para combater um câncer na boca e apresentou, recentemente, complicações de saúde.

Organizado pela Coordenadoria Nacional de Direitos Humanos, o protesto reuniu estudantes e integrantes de entidades políticas. Os manifestantes levaram bonecos, representando Fujimori vestindo roupa de presidiário, cartazes com mensagens pedindo o fim da impunidade e informando que não esquecem nem perdoam o ex-presidente.

No mês passado, os quatro filhos de Fujimori apresentaram um pedido de indulto para o pai. Depois de ser operado de uma lesão recorrente na língua, o ex-presidente teve uma série de complicações de saúde. Para analisar o caso, o presidente do Peru, Ollanta Humala, criou uma comissão especial.

O processo de análise ainda não foi concluído. O pedido de indulto divide opiniões no Peru, pois os simpatizantes de Fujimori são favoráveis à medida, enquanto os adversários e críticos são contrários. A última palavra será do atual presidente peruano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto