Pelo menos sete pessoas são mortas e cinco baleadas em mais um dia violento em SP

22/11/2012 - 18h02

Camila Maciel e Elaine Patricia Cruz
Repórteres da Agência Brasil

São Paulo – Ao menos sete pessoas foram mortas e cinco ficaram feridas entre ontem (21) e a madrugada desta quinta-feira (22) em São Paulo. Grande parte dos casos está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Em uma chacina, ocorrida no Jardim Boa Vista, na zona sul da capital paulista, três pessoas foram mortas e três ficaram feridas por um motoqueiro que invadiu um bar, na Rua Albino Correia de Campos. Segundo testemunhas, 15 pessoas estavam no local, por volta das 22h30 de ontem, quando um homem de capacete chegou atirando e depois fugiu na garupa de uma moto. Os mortos foram: Luciene Luzia Neves, 24 anos, Alexandre Figueiredo, 38 anos, e Marcos Faustino Quaresma, 31 anos. Os três feridos foram levados para o Pronto-Socorro do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M’Boi Mirim e não correm risco de morte, de acordo com a polícia.

Em Parelheiros, na Estrada da Colônia, extremo sul da capital, uma pessoa foi encontrada morta dentro de uma kombi. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Edson de Almeida Reimberg, de 38 anos, foi morto a tiros por volta das 14h30 de ontem. Nenhuma testemunha do crime foi encontrada.

Na Rua Visconde de Monte Alegre, no Jardim Santa Fé, na zona sul de São Paulo, uma pessoa de 21 anos foi ferida por disparo de arma de fogo. O crime ocorreu por volta das 14h50 de ontem. A vítima foi encontrada caída e levada para o Hospital Regional Sul, onde passou por uma cirurgia.

Em Diadema, no ABC Paulista, o pedreiro Adailton Moraes Candido, 33 anos, foi encontrado morto em sua residência na Rua da Glória, no Jardim Nova Conquista, por volta das 21h de ontem. A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima sobre uma pessoa que tinha sido baleada em casa. Ao chegar ao local, encontrou o pedreiro caído, sem vida. Vizinhos relataram que ele morava sozinho.

Na Praia Grande, no litoral paulista, houve um tiroteio entre um policial da reserva e um homem, ainda não identificado, no bairro Jardim Guilhermina, por volta das 17h50 de ontem (21). Os dois morreram. Uma terceira pessoa ficou ferida e foi socorrida. Não há informações sobre seu estado de saúde.

Na manhã de hoje (22), Fernando Grella tomou posse como novo secretário de Segurança Pública de São Paulo. Grella assume a secretaria no lugar de Antonio Ferreira Pinto, no momento em que o estado enfrenta uma escalada da violência, especialmente na capital e região metropolitana de São Paulo. O número de casos de homicídio praticamente dobrou na capital paulista em outubro em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado ontem (21) pela secretaria.

Foram 78 crimes com mortes em outubro de 2011, contra 150 registrados no mês passado, um crescimento de 92%. Em relação ao número de vítimas, o aumento foi ainda mais expressivo (114%), com 176 pessoas assassinadas em outubro de 2012, contra 82 em 2011.

Edição: Fábio Massalli