Ministério da Integração Nacional treina moradores de áreas de risco no Sul e Sudeste

19/11/2012 - 20h04

Da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) está promovendo simulados de preparação para capacitar as populações que vivem em áreas com risco de desastres naturais nas capitais do Sul e do Sudeste. Com a proximidade da época de maior incidência de chuvas, as ações irão atender a sete estados prioritários (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná) a partir de hoje (19) até o dia 8 de dezembro.

As ações terão simulação dos procedimentos executados durante desastres, entre eles, a emissão de alertas à população, o acionamento de sirenes, além da retirada dos moradores de casas localizadas em terrenos vulneráveis e o cadastramento das famílias em abrigos previamente estabelecidos. Durante os procedimentos, os moradores são retirados das casas e direcionados para as rotas de fuga até um ponto de encontro. Depois seguem para um abrigo, onde participam de palestras.

Os treinamentos, muito comuns em países como os Estados Unidos, foram intensificados pelo Ministério da Integração Nacional em 2011. No primeiro semestre deste ano, nove estados do Nordeste  (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) sediaram os simulados, envolvendo mais de 1.200 participantes. De acordo com a Sedec, os treinamentos auxiliam a diminuir o índice de mortes em casos de desastres naturais, como enxurradas e deslizamentos.

Edição: Fábio Massalli