Segunda etapa de vacinação contra aftosa é suspensa em parte do Nordeste

13/11/2012 - 18h33

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os estados da Paraíba e do Piauí suspenderam, até o final de dezembro, a segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa. A mudança não afetará o processo de reconhecimento da Região Nordeste como “zona livre da febre, com vacinação, em 2013”, de acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques.

A decisão dos dois estados foi tomada com base em nota técnica do Mapa, que flexibilizou o calendário de vacinação nas áreas mais afetadas pela forte estiagem que castiga o Semiárido nordestino. Medida semelhante foi adotada também pelo governo de Pernambuco nas áreas do sertão e do Agreste, mas manteve a vacinação nos municípios da Zona da Mata até o final deste mês.

Em qualquer dos casos, os governos estaduais comprometem-se a reavaliar a situação, no início de janeiro, para definir estratégias necessárias à continuidade da vacinação, que permanece normal nos estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, do Ceará e do Maranhão. O governo do Rio Grande do Norte estendeu a vacinação até final de dezembro e o governo baiano monitora os municípios mais atingidos pela seca para avaliar a necessidade de  prorrogação da segunda etapa de vacinação.

Edição: Fábio Massalli