Brasil amplia projetos bilaterais com Angola

13/11/2012 - 17h51

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e de Angola, Georges Chikoti, ratificaram hoje (13) a ampliação de projetos bilaterais entre os dois países nas áreas de agricultura, energia, saúde, educação e Justiça. Eles reuniram-se durante a 1ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Angola.

Segundo Patriota, os dois representantes internacionais assinaram um ajuste complementar para a implementação de um programa de parceria estratégica e cooperação técnica com novas parcerias nas áreas citadas. “Continuamos juntos e vemos futuro na relação Brasil-Angola. É uma relação promissora que já tem uma parceria estratégica de comércio e investimentos benéfica para os dois lados”, disse.

O encontro também serviu para discutir melhorias no sistema migratório entre os dois países. O ministro do Itamaraty destacou que os governos devem definir, até janeiro, um novo marco que permita a facilitação do ingresso de brasileiros e angolanos durante as viagens, com extensão dos vistos e simplificação dos procedimentos migratórios.

Patriota ressaltou a concessão de 1.680 vistos de permanência a angolanos que possuíam status de refugiados no Brasil. “O gesto reflete a amizade e o interesse em desenvolver uma relação verdadeiramente fraterna com o país africano”.

As conversas em torno do mecanismo de parceria estratégica entre os dois países foram acordadas durante o encontro da presidenta Dilma Rousseff com o presidente angolano Eduardo dos Santos, em novembro do ano passado. Na época, em visita a Luanda, capital de Angola, a chefe do governo brasileiro reforçou o interesse do Brasil em ampliar os acordos de cooperação com o país africano.

Edição: Fábio Massalli