Em dia chuvoso, São Paulo registra o segundo maior congestionamento do ano

12/11/2012 - 11h07

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A manhã chuvosa na capital paulista provocou o segundo maior congestionamento do ano no período da manhã, com 245 quilômetros (km), às 10h de hoje (12), de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O volume de tráfego só perde para o do dia 23 de maio, quando a greve dos metroviários resultou em 249 km de engarrafamento. A pior região é a zona sul com 87 km, seguida pela região oeste, com 70 km.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), por volta das 10h30, havia 19 pontos de alagamento na cidade, dois deles intransitáveis. Um dos pontos fica na zona norte, na Avenida Otaviano Alves de Lima, próximo à Ponte Freguesia do Ó. O outro fica na Avenida Sumaré, Bairro Lapa, zona oeste da capital. Ao longo da manhã, já foram registrados 33 pontos de alagamento, sendo que quatro ficaram intransitáveis.

Se acordo com o CGE, até as 8h choveu 10,6 milímetros (mm) na cidade, o que é considerado normal para o período. Os bairros com maior volume de precipitação estão na zona sul. Em primeiro lugar, está a Vila Mariana, com 50,8 mm, seguida por Santo Amaro, com 30,2 mm. Na região oeste, o bairro com maior volume de chuva é Pinheiros, com 28,5 mm. Na zona norte, o bairro Perus teve maior precipitação, com 22,1 mm, e na zona leste foi Vila Prudente, com 17,2 mm. O dia 5 de junho foi o que registrou o maior volume de chuva no ano, 48,4 milímetros, informou o centro.

Edição: Juliana Andrade