China planeja lançar voo tripulado para o espaço em junho de 2013

10/11/2012 - 15h59

Da Agência Lusa

Brasília – A China planeja lançar o próximo voo tripulado ao espaço em junho de 2013, de acordo com informações divulgadas hoje (10) pela rádio nacional chinesa CNR.

O programa de voo tripulado permitiu à China, em 2003, ser o terceiro país no mundo a enviar um homem para o espaço.

A primeira tentativa da missão Shenzhou-10 será em junho, declarou à CNR Niu Hongguang, vice-responsável pelo programa de voo tripulado, paralelamente ao Congresso do Partido Comunista Chinês.

Niu Hongguang acrescentou que, na impossibilidade de lançar a nave em junho, mais duas tentativas estão programadas em julho e agosto.

A missão Shenzhou-10 terá três tripulantes a bordo da nave, entre os quais uma mulher, como no voo tripulado ao espaço anterior, Shenzhou-9.

A primeira chinesa no espaço, Liu Yang, participou em junho da missão Shenzhou-9. Pequim pretende, em 2020, ter uma estação espacial orbital permanente.

A China anunciou também que pretende enviar um homem à lua, mas não fixou o calendário para o projeto. O país asiático informou que ainda quer enviar, pela primeira vez, uma sonda para a superfície da lua durante a segunda metade de 2013.