Guido Mantega diz que ficou satisfeito com reeleição de Obama

07/11/2012 - 19h31

Luciene Cruz e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ficou satisfeito com a reeleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciada na madrugada de hoje (7). “Não há avaliação do governo. Há uma avaliação minha. Eu considero que a reeleição do presidente Barack Obama é positiva para o Brasil, para o G20. Nós temos uma estratégia econômica mais claramente definida com um governo democrata”, disse.

Para o titular da pasta, o líder norte-americano enfrentou a fase mais “crítica” da crise financeira internacional e não foi mais bem-sucedido devido às dificuldades causadas no Congresso Nacional pelos oposicionistas. “Ele [Obama] assumiu e pegou a fase mais crítica da crise e conseguiu superá-la relativamente bem e só não está indo melhor porque o Congresso americano não tem aprovado as suas propostas de ação fiscal e criado algumas dificuldades”, disse.

No entanto, na avaliação de Mantega, a reeleição ratifica a “autoridade presidencial” de Obama para “conseguir ir adiante com seus programas de governo”. Neste novo mandato, o presidente norte-americano deve conseguir superar o “abismo fiscal” e manter a economia do país crescente e auxiliar a recuperação da economia mundial.

“A economia [dos EUA] está crescendo, pouco, mas está crescendo. Está melhor do que a economia europeia. Se ele [Obama] conseguir superar o abismo fiscal, que o obrigaria a reduzir gastos em investimento e aumentar impostos (...) eu acredito que  vai conseguir superar esse abismo fiscal e os EUA poderão, a partir do ano que vem, crescer a taxas um pouco melhores ajudando na recuperação da economia mundial”, disse.

Edição: Fábio Massalli