Em reunião na Colômbia, Patriota reitera apoio às negociações de paz com as Farc

06/11/2012 - 8h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em visita a Bogotá, capital colombiana, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou ontem (5) que Brasil respalda a busca por um acordo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colõmbia (Farc) e o governo do presidente Juan Manuel Santos. Segundo ele, a busca pelo acordo é um “passo importante” e defendeu o apoio da comunidade internacional às negociações.

Patriota se reuniu ontem com a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín. Na conversa, o chanceler brasileiro acrescentou: “Na medida em que a Colômbia considere útil, estamos à disposição para contribuir”. “Atualmente a América do Sul faz grandes transformações para criar um ambiente de paz”, completou.

O chanceler brasileiro disse ainda que as negociações em curso em busca da paz consolidam “a imagem da América do Sul”. “Nossas sociedades rechaçam a violência de onde vier”, ressaltou Patriota, que se reuniu também com o comissário de paz encarregado de conduzir as negociações, Sergio Jaramillo.

Representantes das Farc e do governo Santos estão em Cuba para reuniões técnicas. As discussões envolvem o acesso a terra por parte dos guerrilheiros, a distribuição mais equitativa das propriedades, a garantia de direitos políticos para os guerrilheiros e os termos para o fim do conflito armado e o combate ao narcotráfico.

No próximo dia 15, em Havana, capital cubana, haverá outra reunião. Autoridades de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega fazem a mediação do processo.


*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur //

Edição: Juliana Andrade