No Rio, pontos de congestionamento atrapalharam quem chegou para o Enem

03/11/2012 - 14h39

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) enfrentaram hoje (3), no primeiro dia de provas, pontos de congestionamento, em geral, decorrentes da concentração de turistas. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, os locais de prova receberam agentes para evitar filas de carros.

Na Faculdade Gama Filho, na Candelária, região central da cidade, a reportagem não encontrou funcionários do órgão, apenas um guarda municipal.

Nos instantes finais antes do fechamento dos portões, pessoas desciam dos ônibus no meio da rua, táxis e carros andavam em alta velocidade e pedestres corriam para atravessar a Avenida Presidente Vargas, mesmo com sinal aberto.

Luiz Patrick, 18 anos, perdeu a prova no ano passado. Este ano, porém, ele chegou uma hora antes, depois de um ano estudando em casa, de olho em uma vaga no curso de direito. “Me preparei por conta, já que terminei o 3° ano no ano passado.”

Também chegou cedo Luisa Bertoche, 17 anos, que fez a prova como treineira ano passado e procura uma vaga de engenharia civil em uma universidade pública. “Me preparei bem, espero que ocorra tudo bem. Fiz vários simulados na minha escola, que é bastante voltada para o vestibular.”

Já Ingrid Silva, 18 anos, não pretende esperar. Embora queira cursar administração em alguma das universidades públicas da região, vai buscar também bolsas em universidades particulares. “Estou com receio por causa da prova de redação [que será amanhã (4)]. Faço boas redações, mas não estou acostumada a escrever em tão pouco tempo.”

Com 408.902 participantes no Exame Nacional do Ensino Médio, o Rio de Janeiro é o quarto estado com maior número de inscritos. O exame será feito em 851 locais, espalhados por 52 dos 92 municípios fluminenses.

Edição: Talita Cavalcante